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Título
A MANIFESTAÇÃO DO IRREPRESENTÁVEL NOS FILMES WAKING LIFE, CORRA LOLA, CORRA E O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE POULAIN
Resumo
O objeto a ser observado será o irrepresentável no cinema a partir dos filmes Waking Life (Richard Linklater, 2001), Corra Lola, Corra (Tom Tykwer, 1998) e O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Jean-Pierre Jeunet, 2001). Tal abordagem opta por um caminho de análise identificado com a fenomenologia ao valorizar a percepção empírica da pesquisadora e também considerar uma relação do fenômeno entre imagem e sujeito. A noção de irrepresentável pode ser pensada partindo-se da discussão de Gilles Deleuze sobre diferença e repetição em que o “mundo da representação se caracteriza pela sua impotência em pensar a diferença em si mesma” (2000, p. 238). A investigação será feita através da escolha de cenas onde seja possível a percepção deste irrepresentável. O objetivo principal é observar o irrepresentável nos filmes escolhidos por meio da percepção de elementos que fazem referência a este dentro da misè-en-scene das obras.
Palavras-chaves
Cinema | Irrepresentável | Fenomenologia | Transcendência
Autor
Huli De Paula Balász
Ano
2016
Curso
Cinema e Audiovisual