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Título
A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA DE ROBERT BRESSON: Um estudo de caso do filme A Grande Testemunha
Resumo
O presente artigo realiza uma análise qualitativa da linguagem cinematográfica de Robert Bresson, focando na singularidade de seu cinema e na busca pela representação do real. A pesquisa delimita-se à análise de seu sétimo filme: A Grande Testemunha (1966), a partir de três cenas centrais: "Marie e Gérard", "O circo" e "Marie partiu". Utilizando a metodologia de análise fílmica proposta por Vanoye e Goliot-Lété (2002), a pesquisa examina os elementos característicos do estilo de Bresson presentes em sua obra, como o uso de modelos, montagem fragmentada, elipses e a temática da redenção e sofrimento, e de que maneira esses recursos contribuem para a construção estética do filme analisado, mediante estudos de Sontag (2020), Bordwell e Thompson (2013) e Oliveira Jr. (2013), entre outros.
Palavras-chaves
Análise fílmica | Estética | Análise fílmica | Linguagem cinematográfica | Estética | Real | Linguagem cinematográfica | Real
Autor
Giulia Belmonte Kist
Ano
2025
Curso
Cinema e Audiovisual