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Título
A EXCLUSÃO DA MULHER NEGRA NOS FILMES DE GRANDE BILHETERIA DO CINEMA BRASILEIRO: UM OLHAR SOBRE A ESTRUTURA SOCIAL NA NARRATIVA
Resumo
Este artigo pretende interpretar a exclusão da representação da mulher negra nas produções de
grande bilheteria no cinema brasileiro contemporâneo através da observação de dois filmes da
última década: Se eu Fosse você (2006), de Daniel Filho, e De Pernas Pro Ar (2010), de
Roberto Santucci. Como ponto de partida, em vista de outras pesquisas, tem-se um cenário de
exclusão dos personagens negros nas narrativas. A análise terá como enquadramento teórico a representação da identidade cultural, acerca do que propõe Stuart Hall (2014), e a questão da classe social, a partir da perspectiva de Jessé Souza (2003). Como interesse específico, a investigação recorta sobre filmes de grande bilheteria que estejam identificados com o habitus de uma possível “classe média”. Além disso, na representação da sociedade, conforme os filmes, busca-se interpretar o papel da mulher dentro da estrutura social.
Palavras-chaves
Mulher Negra | Cinema Brasileiro | Representação | Estrutura Social
Autor
Mariani Carolina de Lima
Ano
2014
Curso
Cinema e Audiovisual