REVOLUÇÕES CONTADAS POR DISPOSITIVOS: VIDEOGRAMAS DE UMA REVOLUÇÃO E WINTER ON FIRE: UKRAINE'S FIGHT FOR FREEDOM
Resumo
O presente artigo propõe-se a analisar de forma comparativa documentários que retratam cenários de revoluções e têm sua narrativa edificada por meio de imagens de dispositivos variados. Para isso, utiliza-se como ferramenta de estudo os filmes Videogramas de uma revolução (Andrei Ujică e Harun Farocki, Alemanha/Romênia, 1992), e Winter on fire: Ukraine's fight for freedom (Evgeny Afineevsky, Reino Unido/Ucrânia/EUA, 2015). Como base teórica da análise, faz-se uso majoritário de teorias formuladas por Dubois (2004), Machado (1997) e Xavier (2005). Por meio de tais estudos, será observada a relevância das imagens de arquivo aplicadas na composição narrativa, bem como a relevância dos diretores no processo de manuseamento deste material.
Palavras-chaves
Dispositivo | Manifestações Populares | Documentário | Imagem de Arquivo.
Estes widgets estão sendo exibidos porque você ainda não adicionou nenhum widget. Você pode fazer isso em Aparência > Widgets na administração do WordPress.