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Título
MORTAL KOMBAT E TOMB RAIDER: UM OLHAR SENSÍVEL SOBRE O PROTAGONISMO FEMININO NOS JOGOS.
Resumo
A pesquisa deste artigo parte de uma análise comparativa entre os modos que a figura feminina foi representada graficamente em duas franquias famosas de jogos de categorias diferentes: Mortal Kombat (Midway Games e Netherrealm Studios 1992 – presente) e Tomb Raider (Core Design e Crystal Dynamics 1996 – presente). Ambas possuem protagonistas femininas fortes e de valor equivalente a outros personagens masculinos em termos de jogabilidade, porém, apesar disso, ainda permanecem diminuídas, se focarmos nossa análise na discrepância entre suas personalidades e aparências. Fica bastante claro que visualmente tais personagens são objetificadas e sexualizadas desnecessariamente. Estabelecido esse ponto de partida, o artigo busca entender os contextos que fizeram com que esses jogos adaptassem suas características com o passar dos anos e dessem mais ênfase à personalidade e humanidade das personagens do que ao corpo e às exigências da comunidade gamer, predominantemente machista e heteronormativa.
Palavras-chaves
Mortal Kombat | Tomb Raider | Representatividade Feminina | Objetificação Sexual | Jogos
Autor
Gabriel Da Silva Munaro
Ano
2018
Curso
Cinema de Animação