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Título
O FORMATO DE TELA E O ENQUADRAMENTO EM FILMES DO CINEMA CONTEMPORÂNEO LATINO-AMERICANO
Resumo
Este trabalho tem como tema o formato de tela e sua relação com o enquadramento dentro do objeto fílmico. Interessa à pesquisa a observação de filmes contemporâneos que fazem a escolha de formatos de tela distintos dos padrões ofertados pela indústria do audiovisual atualmente. O objetivo é refletir até que ponto o formato de tela pode estar relacionado com os enquadramentos expressos nos filmes e se através dessa relação pode-se dizer que o formato configura como dispositivo no filme. Como recorte, foram escolhidos os filmes Post Tenebras Lux (Carlos Reygadas, México, 2012), Jauja (Lisandro Alonso, Argentina, 2014), ambos com formato em 4:3, e Sudoeste (Eduardo Nunes, Brasil, 2012) com formato 3,66:1. Cenas específicas de cada filme foram analisadas a partir de questões fenomenológicas, do cinema e da pintura. Dentro deste contexto, alguns cruzamentos foram possíveis entre as investigações de cada filme, respondendo as questões levantadas e instigando a outras possíveis pesquisas sobre o assunto.
Palavras-chaves
Cinema | Formato de Tela | Enquadramento | Fenomenologia | Dispositivo
Autor
Francine Müller Antunes
Ano
2015
Curso
Cinema e Audiovisual