O Núcleo de Documentação Histórica da UFPel, em conjunto com o Grupo de Estudos sobre Escravidão e Pós-Abolição da UNIPAMPA e o GT Emancipações e Pós-Abolição da ANPUH (Seção Regional Sul), construiu um projeto de pesquisa que vem tecendo narrativas sobre “histórias pouco contadas” de personagens que possuem relevância histórica, cultural, social, política, etc. para a cidade de Pelotas-RS e que ainda não são suficientemente conhecidos e/ou pesquisados pela academia, por estudiosos locais e, principalmente, pela comunidade externa.

O projeto tem como integrantes os historiadores: Lorena Almeida Gill; Jonas Vargas; Cláudia Daiane Mollet; Paulo Koschier e Natália Pinto (UFPel); Fernanda Oliveira da Silva (UFRGS); Caiuá Al-Alam e Débora Clasen (UNIPAMPA), além da bolsista de Iniciação Científica, Franciele Silva Soares, graduanda da Licenciatura em História.

A ideia tem sido a de construir pequenos verbetes biográficos de mulheres e homens, pretas (os) e pardas (os), que ajudaram a construir a sociedade pelotense, ao longo dos últimos séculos. Ao final de cada verbete há referências para um aprofundamento do tema.

Os textos são publicizados neste blog e os conteúdos, criados por especialistas nos respectivos assuntos, estão em permanente atualização. Ainda, caso tu tenhas interesse em apresentar um nome que deva constar no projeto, escreva para ndh@ufpel.edu.br, que faremos contato.


A página está em constante atualziação.
Confira e mantenha-se informado!