O nosso caleidoscópio de memórias tem as suas pedras fundamentais. São pessoas, vontades, expectativas, militâncias e documentos que inauguram o Curso, e projetam no horizonte uma imagem que aponta para o futuro.

MARIA LETICIA MAZZUCHI FERREIRA

É professora titular da UFPel. Foi membro da Comissão de Implantação do Curso de Bacharelado em Museologia, e coordenou o Curso de 2006 a 2008. Também fez parte das Comissões de Implantação do Curso de Bacharelado em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel. Foi pesquisadora do Inventário Nacional de Referências Culturais: tradição doceira pelotense, promovido pelo IPHAN, Monumenta e UNESCO.

Pós-Doutorado na Universidade Paris, Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande (1985).

Esteve na coordenação da 7ª Região Museológica do SEM/RS, entre 2006 e 2009.

DEPOIMENTO

WILSON MARCELINO MIRANDA

Professor titular aposentado da UFPel. Membro da Comissão de Implantação do Curso de Bacharelado em Museologia. Foi professor titular da UFPel. Doutor em Integração Regional pela UFPel (2002), especialista em Lazer e  Recreação, pelo Centro de Estudos de Lazer e Recreação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976), graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS (1972) e em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes de Pelotas (1966). Foi Diretor do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG/CA/UFPel), entre 1993-1997 e de 2001-2006. Esteve na coordenação da 7ª Região Museológica SEM/RS entre 1995-1996 e 2003-2006.

DEPOIMENTO

Trechos da entrevista concedida à Jossana Peil Coelho, em 2013:

“Aqui, no Rio Grande do Sul, era todo mundo a dizer eu acho isso, eu acho aquilo, todo mundo dando uma de que sabia, e eu convivendo com esse problema (…)  e fui vendo que o que faltava era um profissional, faltava uma pessoa que realmente pudesse fazer alguma coisa pelos museus (…).”

“(…) Sempre vi a Museologia como uma coisa assim, muito ajustada dentro da Universidade, porque é muito ampla, e olhando para a Universidade eu via que podia fazer o Curso, porque tinha a área de Zoologia, a área de Arte, a área de História, a área de Geografia, tinha de tudo aqui, então era só sensibilizar as pessoas.”

“(…) o Reitor me perguntou onde colocar esse Curso (…) e eu: César Borges, na Escola de Belas Artes que está abandonada, tudo caindo, é só arrumar (…). É só pintar e tal e o Curso vai começar lá (…) o Curso é bem pequeninho, uma coisa bem pequeninha, depois vai crescer. (…)  não sabia onde ia chegar tudo isso, não sabia, sabia que tinha que ser, e foi.”

“E a história é isso, e hoje eu vejo, olhando o Curso, que nós não estávamos errados, que a cidade e a região se beneficiou, e o Brasil também, vou ser bem pretensioso, acho que a nossa atitude precipitou no Brasil todo, a acelerarem a criação de outros Cursos de Museologia em outros Estados.”

ANGELITA MARTIARENA

Técnica Administrativa aposentada da UFPel, com papel fundamental para a criação do Curso de Museologia. Estudou Medicina Veterinária na UFPel e atuou no IFRS – Campus Osório.

DEPOIMENTO

“Eu sou Angelita Maria Martiarena. Por trinta anos ocupei o cargo de Secretária Executiva no Serviço Público Federal. Ter recebido o convite para secretariar a “Comissão Especial para Estudos de Criação do Curso de Graduação em Museologia”, da Universidade Federal de Pelotas, e depois ter assumido a Secretaria do Curso, por quatro inesquecíveis anos, foi, para mim, muito gratificante. Serei eternamente grata ao Professor Wilson Marcelino Miranda, à professora Maria Leticia Mazzucchi Ferreira e ao professor Fábio Vergara Cerqueira, pelo convite e pela confiança. Com toda a certeza, dos meus trinta anos de serviços prestados, os melhores foram aqueles em que estive vinculada ao Curso de Museologia da UFPel.

Gratidão.

Parabéns pelos 15 anos!”

FRANCISCA FERREIRA MICHELON

Professora titular da UFPel. Foi membro das Comissões que Criaram os Cursos de Bacharelado em Museologia, Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis, e o  Mestrado e Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural, todos da UFPel. Atua nesses Cursos desde sua fundação.

Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Especialista em Arte- Educação e Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística pela UFPel. Exerceu o cargo de Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPel, entre 2017-2020.

DEPOIMENTO

JOSÉ EDUARDO DORNELLES

Professor titular do Instituto de Biologia da UFPel. Foi membro da comissão que criou o Curso de Bacharelado em Museologia. 

Doutor em Ciências (Paleontologia e Vertebrados) pela UFRGS (1999), mestrado em Geociências pela UFRGS (1992) e Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989). Ministra aulas nos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Bacharelado em Museologia e no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (PPGBA-UFPel). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Zoologia e Paleozoologia de Vertebrados, atuando principalmente nos seguintes temas: Ilustração Científica, Museologia e Anatomia Comparada de Vertebrados.

DEPOIMENTO

“É com muito orgulho que venho a dar esse depoimento nos quinze anos da implementação do Curso de Bacharelado em Museologia, aqui da UFPel. Na época em que fui gentilmente convidado a participar do grupo de professores que se dedicaram a confeccionar e implementar o Curso, não pude deixar de contribuir com a participação da área Zoológica e Paleozoológica. A Museologia é deveras multi e interdisciplinar, e, no tocante às áreas das Ciências Naturais, foi a mim possibilitada a oportunidade singular de poder contribuir com minha vivência em Museus de Ciências Naturais, na construção curricular desse Curso. Me foi extremamente gratificante ter podido contribuir em parte da formação, ao longo desses quinze anos, dessas gerações de Museólogos que por aqui passaram. Nosso Estado e nosso país possui enorme potencial de acervos biológicos, nos mais variados Museus de Ciências, sendo assim, desejo que nos próximos quinze anos, nosso patrimônio dos Museus Zoológicos passe pelas mentes dedicadas de nossas atuais e futuras gerações de Museólogos, oriundos de nossos bancos universitários. Parabéns a todos do corpo docente e discente desse Curso, bem como aos Museólogos nossos, que hoje se dedicam de forma atuante no exercício pleno de suas atividades profissionais.”